terça-feira, 2 de outubro de 2012

Quando livros salvam vidas.

Ainda estamos no início deste blog que, no momento, é um projeto para algo ainda maior. Pretendemos realizar diversas atividades para o completo entretenimento de todos. Mas como esse é apenas o começo, eu realmente acredito que ainda há muito trabalho a ser feito, mas desde já vamos tentando.

Certo, o objetivo desta postagem não é esse. Está voltado mais para um desabafo e até mesmo um certo pedido de desculpas. Além das explicações, as velhas explicações que nos cercam para tudo nesta vida. Aliás, todos os nossos atos merecem ser justificados, não é? Sejam estas justificativas baseadas em consequências boas ou ruins, uma das poucas coisas certas na vida, além da morte, é que você haverá de se explicar algum dia. Não importa com o que seja ou sobre o quê. Você não pode fugir disso. Ok, acho que isso está ficando dramático demais.







"Here, sleep at the bottom of hell
Your time has come to pick the road
You walk in this tale.
Turned and as a coward you've learned
Through sickness and health,
There's only one,
Now go and bite your tongue."



Bem, algumas poucas pessoas que estarão lendo isso muito provavelmente sabem da existência de um projeto meu para futuro livro, ao qual eu nomeei Tenebris: Passado - A Dissensão. Os mesmos sabem que eu procuro atualizar o que eu posto sobre este trabalho no site Nyah Fanfiction, com o objetivo de divulgar um pouco o mesmo e, obviamente, receber opiniões sinceras de pessoas que, a princípio, eu nunca conheci em minha vida. Até porque não rola de querer escrever um livro e pedir opinião de mamãe e papai sobre o mesmo, já que você sabe que eles vão dizer "Está perfeito". Pelo menos eu acho que é isso o que diriam. Brincadeiras a parte, eu sou muito grato pelas pessoas que se importaram com o trabalho que eu tive e estão dando o devido valor ao mesmo. E é com elas que eu gostaria de me redimir neste exato momento. Vocês são pessoas maravilhosas e bem, por mais que com alguns eu não tenha criado algum tipo de relacionamento amistoso realmente profundo, serei eternamente grato por todo o apoio que estão oferecendo a mim. Sem falar da motivação, é claro. O maior problema que me assola é, muito provavelmente, a motivação; mesmo considerando que é justamente isso o que as pessoas mais dão a mim.


Eu ultimamente tenho sido o Sr. Promessas Não-Cumpridas. Eu sempre faço promessas de que lerei outros trabalhos que são realmente bons (quando digo bons, quero dizer do tipo que me deixam com inveja, porque sei que não chego a tanto) e acabo não o fazendo. Eu digo para os mesmos que também responderei os comentários que fazem em meus trabalhos, mas acabo enrolando demais até mesmo para isto. E por fim, apesar de estipular um prazo de uma semana para atualizar a estória, eu também não consigo cumprir com isto. E são por essas e outras diversas razões que eu preciso me desculpar com vocês. E gostaria de citar o nome (nick) das pessoas em especial, mesmo sabendo que eu possuo alguns leitores fantasmas (acho): Caroline Ribeiro, Dryka Alves, Monique Góes, Natsuri, NinhaPunkd, Saáh e Ziiips zombie.


You'll just say the worst of me,
With a hope they'll understand.
No, they know you're just a boy.
So grow up and be a man.
Little baby, kicking, you scream and whine
Victims pay the price eventually
The cost? let's see... your life.



Essas pessoas em especial tem contribuído muito para eu não deixar morrer a vontade de escrever e realizar um dos meus dois grandes sonhos, que é o de publicar um livro de minha autoria. Eu ainda procuro seguir esse sonho, mas a alguns dias isso tem se tornado cada vez mais difícil, por várias razões que eu preciso explicar, até porque são os motivos pelos quais preciso justificar a minha ausência para com vocês, queridos leitores. (:

A começar pelo vestibular que, pela terceira vez, eu estou tentando. Sim, eu sou burro demais, não nego isso. Mas simplesmente não posso desistir disso, certo? Por mais que minha vontade fosse a de tentar viver apenas vendendo livros, isso é algo realmente vago. Primeiramente porque nem sei se possuo o talento realmente necessário para isto e, segundo, a "fama" é algo muito relativo em contextos como esse. Ainda mais se falamos do Brasil, onde a literatura (se vista de um modo geral) não é muito valorizada, acredito eu. Então eu simplesmente não posso deixar esse tipo de obrigação de lado, embora não seja a minha real felicidade. Não que eu não goste do que vá fazer na faculdade, mas... Lembro até de debater certa vez com um amigo chamado Thiago Miranda sobre esse assunto. O cara desenha muito e tem realmente vontade de publicar o próprio Mangá um dia, mas, assim como eu, ele sabe que é algo difícil, além de ser uma carreira incerta. E apesar do talento que a gente possa ter, é uma carreira que não depende apenas de nossos dons, mas de toda uma opinião acerca de várias outras pessoas nesse mundo afora. Mas precisamos escolher o que será da vida. Eu a princípio achava que seria possível dividir o tempo para ambas as coisas, mesmo que favorecendo um pouco mais uma delas do que a outra. Agora observo que isso não é tão fácil quanto minha ingenuidade permitira que eu pensasse.

Outro ponto é uma questão mais pessoal, um desânimo que, por alguma razão, eu sinto e não sei o porquê disso. Simplesmente acho que não sou bom o suficiente, que estou realmente distante de conseguir algo para isso, que sou uma criatura falha e estou destinado a qualquer espécie de fracasso. Talvez agora vocês percebam que a personalidade de alguns personagens meus não são apenas características que atribuí a eles de repente e sim algo que tirei de mim mesmo, com o objetivo de simplesmente amenizar qualquer tipo de dor, ou desânimo ou sentimentos estúpidos como esses. Mas nem sempre isso é o suficiente e a tendência da vida parece que é piorar. Eu sempre disse para mim mesmo que, se a vida não fosse difícil não haveria graça. Mas as vezes acho que selecionei um modo de jogo realmente acima de minhas limitações. Bem, será que eu estou certo?


You've got nothing to prove, stay afraid.
Young brother, you've got nothing to prove.




Não, acho que eu estou errado.

Ontem (01/10) aconteceram algumas coisas que realmente me animaram e decidi que também deveria compartilhar aqui, mesmo que ninguém venha a ler.




Um dos meus objetivos para este blog era justamente de postar fotos dos livros que eu adquirisse e, se possível, falasse um pouco sobre eles. Mas dessa vez, creio que vá deixar apenas a foto mesmo, pois o objetivo da postagem é diferente.  A primeira coisa que me animou foi o cheiro de livro novo. Mesmo que eu não possa vir a ler todos esses livros exatamente agora, a ideia de uma boa leitura já foi o suficiente para me deixar um pouco inspirado.  E acho que saber que tantos livros esperam por mim também desperta o interesse em meu cérebro de não apenas ler, mas também escrever. Tanto que, de certa forma, no mesmo momento ideias não só paras Tenebris, mas para vários outros trabalhos, inundaram minha mente; algo que suponho eu, venha a ser muito bom.

Assim que os livros chegaram pelo correio, eu obviamente dei uma checada neles. A série Dragões de Éter e o livro Fios de Prata foram escritos por um autor brasileiro chamado Raphael Draccon. Não vou contar a vida dele aqui, só algo que me deixou ainda mais animado. A ideia de ver um cara que, além de ser responsável pela vinda de uma das minhas séries de livros favoritas para o Brasil, também fez um trabalho magnífico e que já está sendo reconhecido internacionalmente. E isso mostrou que talvez eu não deva desistir, apenas tentar seguir em frente e dar o melhor de mim.

O meu objetivo ao lançar um livro não é o de obter fama ou glória ou qualquer tipo de coisa que não tem nenhum significado realmente importante. A minha vontade de lançar um livro e vê-lo fazer sucesso é por puro contentamento comigo mesmo, pois eu acredito que essa seja uma das poucas coisas em que eu seja realmente bom. E olha que eu sou muito pessimista sobre minhas habilidades para diversos assuntos, mas a escrita, em minha humilde opinião, está excluída desta situação. E a ideia de ver um trabalho meu, por mais bobo que seja, fazer as pessoas se sentirem bem, ou simplesmente as deixarem um tanto que estáticas, perturbadas/curiosas ou, quem sabe, até arrancar alguma espécie de sorriso; será mais do que o suficiente para me fazer realmente contente com algo e ter orgulho de mim mesmo. E ainda falando disso com minha querida Carolline Ribeiro, ela me deu algumas palavras de motivação que também melhoraram o meu dia. E também, no final do dia, minha querida Amanda Zippel (desejo grandes melhoras pra você) também deixou mais algumas palavras de força e até mesmo algumas dicas para ver se eu conseguia melhorar um pouco mais essa minha condição realmente irritante. O que eu posso dizer? Vocês tem sido realmente importantes para mim e de grande ajuda, mesmo com alguns problemas e coisas do gênero.


E por fim, quero novamente deixar meu pedido de desculpas. Espero que esse texto longo e chato possa ter vindo a ser um pouco que esclarecedor. Quero dizer também que não, não estarei desistindo e, por mais que demore um pouco, eu vou sim ler o trabalho de vocês, responder seus comentários e tentar lhes ajduar e apoiar da mesma forma como vocês tem feito para comigo. Só peço que tenham um pouco mais de paciência, porque jogar a vida no modo Very Hard e sem ajuda de nenhum Cheat tem sido realmente complicado. (: Mas eu vou seguindo e aprendendo, espero que possam compreender isso.

Your answer is in there,
Just stare down the barrel.
Your sincerest apologies,
Won't write you out of this one.
Tonight, you'll find the right
In the pull of the trigger, now bite.
Oh young fools, don't cry... anymore.


Serei eternamente grato a todos vocês.


-------------------------------------------------------------------------------------------


Blog do grande amigo Thiago Miranda e seu futuro mangá: http://sagadekojiro.blogspot.com.br/
Site Raphael Draccon: http://www.raphaeldraccon.com/
Música: Mother Superior - Coheed and Cambria






Um comentário:

  1. Primeiramente, obrigada pelo agradecimento!
    E quanto ao desânimo, eu acredito ser algo comum a qualquer artista e, muitos mestres da literatura passaram por isso. A única diferença entre o Best-seller e o projeto engavetado foi a força de vontade do autor em continuar. E isto, meu amigo, deve vir de dentro de você! A motivação dos leitores é uma energia extra, porém não dura para sempre. Você deve alimentar seu sonho e lutar para torná-lo realidade.
    Nós só tentamos lembrá-lo do seu potencial!
    E utilizando as palavras do J.A.Palmas, temos uma relação simbiótica: nós lhe damos a motivação necessária e você nos presenteia com uma obra-prima, uma verdadeira inspiração!
    Nunca deixe de acreditar no seu potencial!

    ResponderExcluir